A beleza do Pays Arédien

IMG_1380 (2)

No norte da região NOUVELLE AQUITAINE, fica o PAYS AREDIEN, uma área de grande beleza natural e com rico patrimônio histórico na fronteira entre os departamentos da Dordogne, Corrèze e Haute Vienne.

 A cidade de Saint Yrieix La Perche, no centro dessa região, abriga as relíquias de Santo Yrieix (pronunciar Irié) também chamado de Aredius, que fundou um monastério na cidade no final do século VI. A cidade preservou um bairro com ruelas medievais e uma torre feudal: La Tour du Plô.

 A poucos quilometros de Saint Yrieix, numa curva do rio Auvézère, fica o pitoresco viarejo de Segur le Château que faz parte da associação dos mais belos vilarejos da França. É possível conhecer a casa onde nasceu o avô de HenriqueIV no século XV. Um passeio encantador.

 Alguns quilometros ao norte, ainda na Corrèze, fica o castelo de Bonneval no vilarejo de Coussac-Bonneval. Esse castelo, construído no século XI, está há 1000 anos na mesma familia, Marquês de Bonneval. Ele possui um extraordinário acervo de móveis, tapeçarias, pinturas e objetos decorativos dos séculos XV a XIX. A visita é apaixonante mas só é possível no verão.

 Já na Dordogne, o castelo de Jumilhac impressiona pela beleza. Construido no século XV e ampliado nos séculos XVI e XVII, seus telhados são considerados os mais belos do Perigord. Aos domingos há ume pequena feira de produtores na praça em frente ao castelo, um programa imperdível!

Enfim essa região encanta pela beleza - inverno e verão - das paisagens rurais, dominadas por florestas e pastagens, onde vive em paz o gado Limousin.

Voltar