Fale Conosco

Vinhos Franceses

Design sem nome (2)

Com esse clima frio na França, nada melhor do que um bom vinho, mas você sabe porque as vinícolas francesas e a produção de vinhos no país são tão influentes no mundo?
O primeiro registro de cultivo da vinha na história francesa foi cerca de 600 a.C.

Implementada na bacia do Mediterrâneo pelos gregos fundadores de Massalia (Marselha hoje), o cultivo de videiras foi disseminado pelos romanos, 600 anos depois. Elemento importante da sua cultura, com a cristianização do Império Romano, os parreirais ganharam definitivamente o país, de sul a norte e de leste a oeste.

É fato que, na França, o vinho está presente em quase todas as ocasiões. Faça frio ou faça calor, é sempre uma boa hora para abrir uma garrafa, e, devido a essa tradição, o país se tornou pioneiro na produção e no comércio de vinhos, oferecendo satisfação aos mais variados paladares e gostos.

Nos passeios pelas vinícolas no inverno é possível ver o processo de poda da estação juntamente com o solo ficando branco com as geadas, além de desfrutar os mais diversos tipos de vinhos que a produção francesa oferece.

Na França, algumas das regiões de maior visibilidade em questão de produção de vinho são Champagne, que é conhecida por ser a vinícola mais glamurosa do mundo e por produzir a conhecida bebida espumante que leva seu nome; Alsácia, que, em um tempo passado, pertenceu à Alemanha, tendo assim, uma produção de vinhos germânicos à moda francesa, o que traz seu diferencial; Borgonha (Bourgogne) que é a área dos vinhos mais exclusivos (e caros) devido a reduzida superfície de produção, sendo vinhos varietais a base de Chardonnay para os brancos e Pinot Noir para os tintos; Provence, que faz vinhos rosés, onde as vinícolas se intercalam com belos campos de lavanda que dão o charme diferenciado ao local e Bordeaux que é a área mais famosa de produção de vinhos do mundo, onde são feitos vinhos tintos com uvas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

Voltar